Amados irmãos em Cristo Jesus, venho através destas linhas e Deus sabe da minha honestidade, em transpor meus sentimentos com o fito de pedir desculpas publicamente a um dos meus filhos. Falo do meu mais velho, o Ricardo, de vinte anos, que na cronologia da vida tem vinte cinco anos! Vou explicar melhor aos irmãos, pois sou bom de contas. Esta antítese cronológica se explica, pelo fato que quando iniciei o meu relacionamento com minha ex- companheira, (já narrado em Deus ouve orações) Ricardo tinha apenas cinco aninhos de idade.
Eu embora muito jovem, decidi tê-lo como verdadeiramente meu filho. O Senhor nosso Deus que sonda corações, sabe que estou externando a pura verdade.
Irmãos, só que as coisas não foram como pensei que seriam. Iniciei uma relação num momento muito conturbado, uma criança no meio do fogo cruzado de uma recém-separação. Abandonada emocionalmente e materialmente por seu pai biológico, mas ganhando um novo pai? Não, infelizmente fui literalmente impedido de exercer a verdadeira paternidade. Podia ser o amigo, inventor de brincadeiras, dar presentes, levar ao médico etc. Educar? Só de forma mitigada. Pois exercer todos os direitos de um pai não! Não podemos esquecer que um pai é aquele que ama, educa, dá carinho, mas repreende também, pois foi assim que fui educado e graças a Deus, muito bem!
Lá vinha sua mãe com os freios inibitórios na minha paternidade e com o reinterado discurso “Você fala assim com ele porque não é seu filho”. No caso de uma reprimenda, como era triste ouvir isto por anos, ficava arrasado, me fazia distanciar dele emocionalmente por dias. Triste pra mim? Tenho certeza que era para os dois.
Depois de seis anos de iniciada a relação nasceu meu outro filho, o Lucas, que hoje tem quatorze anos e pude finalmente exercer e o faço até hoje, a minha paternidade, ser carinhoso e exercer a autoridade sem nunca ter tido a interferência da sua mãe. A mesma que sempre se colocava como super protetora na vida do mais velho em detrimento da minha paternidade e isto ficou muito claro quando ela mesma observando minha relação após alguns anos com o Lucas e disse: “Você é um excelente pai! Errei muito em não permitir que você exercesse este dom com o Ricardo”.
Irmãos, senti de Deus escrever esta carta pedindo desculpas ao meu filho Ricardo e torná-la pública, meu amor por ele e a certeza que vou lutar com a ajuda de Deus para resgatar tudo que nos foi tirado. Desculpa-me meu querido filho Ricardo, teu pai te ama!
E que acima foi exposto possa com a ajuda de Deus, orientar as pessoas que estejam vivendo momentos parecidos com o que foi narrado.
Obrigado Senhor por meus filhos!
Paulo Bastos
Ricardo é um presente de Deus.
ResponderExcluirElisabete
Colocar filhos no mundo é fácil... Criar é que realmente tem importância..
ResponderExcluirE quando se refere a um homem que quer fazer o papel de pai realmente, isso é raridade...
Pena que tem algumas mulheres como essa por ex. que não soube valorizar... E quando perdem, as vezes não tem como recuperar mais...
Nesse caso o valorizado foi o filho Ricardo, que é amado por Cristo, em ter um homem que considera ele como seu filho, e quer dar seu amor de pai...
Deus seja louvado na vida do irmão Paulo, Ricardo e Lucas...
Que sobre a vida de vcs, seja sempre união, companheirismo, alegria e amor de JESUS CRISTO....
Que vidas possam ser edificada por essa declaração... E que sirva de grande exemplo...
Abraço a todos, na paz de Cristo o Salvador...
Ric, e o amor da minha vida! Homem segundo o coração de Deus!! Tenho certeza que o Ric não guarda qualquer rancor, e ama muito o seu pai Paulo!! Com toda certeza Deus deus ao Ric um pai excelente e uma tia que e um anjo de Deus, que e a Elizabete... E o Ric ama muito os dois assim como eu!!! As vezes as pessoas não dão certo juntas, mas deba relação a dois sempre saem jóias, e dessa relação saíram duas jóias, dois presentes RICARDO E LUCAS que com certeza são muito amados pela mãe e pelo pai!!! Deus te abençoe meu sogro querido!!! Eu e o Ric amamos muito vc!!!!! Beijos!!! Pri...
ResponderExcluirPrimeiramente queria dizer que nunca houve rancor da minha parte, segundo queria agradecer pelo homem que me formei, pois sei que meus princípios e o meu caráter foram formados através da sua presença, quero agradecer pelo pai que vc foi, é, e ainda será, quero agradecer ainda por todo amor e carinho que voce minha tia me deram e ainda dão. Te amo. Beijos.
ResponderExcluirQue o ESPIRITO SANTO do SENHOR sempre os conserve assim....
ResponderExcluirQue a cobertura espiritual seja sobre vcs Família.
Abençoada por CRISTO....
Paulo, Ricardo, Lucas, Elisabete, esposo e a namorado do Ricardo...
O amor de JESUS por vcs é imenso....
Que a graça de JESUS CRISTO, o Sangue DELE os cubra, de toda intenção maligna...
Pois o SENHOR os unio, e Protege de todo mal...
Que a alegria do Senhor, o Amor de DEUS Pai e a grande Comunhão do ESPIRITO SANTO esteja sempre com vc... E que outras pessoas venham somar, junto com vc.....
Bjs família linda, que não conheço pessoalmente, mas já esta no meu coração!!! com Amor!!!!
Quero agradecer primeiramente a Deus..que tornou isso maravilhoso na vida de vcs..um pai que ama tanto que expõe seus sentimentos e um filho que ama a parternidade dada pelo pai e coloca o mesmo carinho...Deus é real na vida de vcs...louvo a Deus por isso...que ele continue abençoando muito e que a cada dia esse amor aumente mais e mais...Fica com Deus..
ResponderExcluirElizabeti
Verdadeiramente, maternidade e paternidade não se aprende, é dom de Deus. Não é necessário gerar um filho para amá-lo, ele nasce no coração, é um escolhido. E isso vc Paulo, soube fazer com louvor; quando amou, educou e criou o Ricardo e o Lucas de igual forma. Que Deus continue a abençoá-los e o obra do Senhor sendo cada vez mais praticada. Que o Senhor seja louvado por este exemplo de amor. Bjs Rosi Santos
ExcluirMe emocionei lendo essa linda história familiar. Um homem... um menino....um encontro...uma família...quem poderá saber sobre os caminhos traçados para a vida de cada um? De fato são coisas e acontecimentos que só mesmo Deus saberá.
ResponderExcluirParabéns ao pai que se doou e ao filho que soube reconhecer o amor incondicional que nasceu de um encontro.
Valdice
Saiba que vc é um vitorioso!!
ResponderExcluirRicardo e Lucas são homens que amam e temem a Deus.
Vc os criou ensinando o mais importante, o caminho da verdade o caminho que deveriam seguir que é servir ao Senhor.
E hj são bençãos pra todos.
Nunca pense que falhou o mais importante foi ensinado.
Deus os abençoe sempre
Bjim!!
Miriam
É uma história bonita, de um homem, q não pôde ser pai por completo. Mas, q ama muito esse filho. Eu tenho certeza q vc não falhou. Pai é aquele q cria, q ama, q educa, e q repreende quando necessário. Principalmente, falar da importância de buscar à Deus, dos valores da vida. Caráter e dignidade. Eu acho q essas coisas vc não deixou de passar pro seu filho, por isso, q ele te ama. Q Deus abençoe vcs!
ResponderExcluirPaulo, a paz do Senhor.
ResponderExcluirFico muito feliz por Deus ter te dotado de grande sensibilidade. O que falta hoje nas pessoas é a expressão de humanidade através de nossos atos, evidenciando a verdadeira transformação pelo Espírito Santos de Deus.
Mais vale a intenção, o desejo de realizar algo de proveitoso em prol do nosso próximo do que propriamente o ato em si, que as vezes se expressa de forma aparente visando o reconhecimento dos homens e não de Deus.
Que Deus te abençõe grandemente.
Cláudio Santos
Meu mais novo amigo em Cristo Jesus Paulo Basto. Saiba que você é uma obra viva de Deus. Estarei sempre rezando por você e sua família. Gostei muito do seu blog. Que Deus te abençoe. Ass: Ciro Scarinci.
ResponderExcluirPelo que li, tive a certeza que o Paulo é uma pessoa abençoada e que cumpri verdadeiramente os ensinamentos Divinos. Mantenha-se com a força dos justos e Deus o mostrará que os que andam junto a ele, só perderá as coisas que não são realmente boas na sua vida. Que Deus o proteja e ilumine.
ResponderExcluirInfelizmente ela reconheceu tarde demais. Mas devemos perdoar e o próprio Senhor Deus exalta os seus e lhe deu a oportunidade de mostrar a sua ex que você é um pai maravilhoso! Pai é quem cria!
ResponderExcluirBjs meu amigo. Espere sempre a resposta do Senhor Deus!
Graça e Paz.
Ev.Sheila Calvin
Paulo vc tem um coração acolhedor de pai,muito lindo!!! Isso é raro encontrar no ser humano, com certeza pai é aquele que cria educa, repreende, da amor ,está explicito em provérbios 22:6 eduque a criança no caminho que deve andar, e até o fim da vida não se desviara dele .Parabéns pelo blog, continue iluminando vidas. Que Deus proteja sempre,muita luz, paz a seus filhos. Familia linda abençoada .Não conheço pessoalmente mas vejo a beleza no coração desta familia, a Elisabete é maravilhosa é amável.Abraços e bjs .Terezinha Silva.
ResponderExcluir